20 de julho de 2010

Carta aos Dentistas do Rio de Janeiro


Carlos Fayal, Charley Fayal de Lyra, Brizola e amigos.



Carlos Fayal em Estocolmo, participando com seus antigos colegas de turma do Karolinska de cirurgia de implantes no atendimento odontológico público.




















Nestas fotos, Fayal no Congresso Mundial de Odontologia da FDI na Suécia, em setembro de 2008.







Caros amigos e colegas,

Dirijo-me a vocês pedindo um momento de reflexão.
Pertenço a 3ª geração de dentistas Renato F. Lyra (avô); Charley Fayal de Lyra (pai). Desde cedo conheci a profissão através da clínica deles em Copacabana. Passei no vestibular e ingressei na Faculdade Nacional de Odontologia, na Urca, em 1969. Perseguido político fui obrigado a abandonar os estudos ainda no primeiro ano, deixando na época a convivência de queridos amigos, que felizmente pude reencontrar após 10 anos de exílio.

Preso, torturado e banido pela ditadura, fui libertado pela guerrilha em troca do embaixador da Alemanha Ocidental em 1970. Vivi na Argélia, Cuba, Itália, Chile e Suécia. Em Estocolmo, reiniciei os estudos de odontologia no Instituto Karolinska em 1975. Com a anistia de 1979, retorno ao Brasil e concluo o curso na UERJ em 1981, tendo a honra de haver sido o orador da turma. Além da turma de 1981, pertenci as duas turmas que se formaram em seguida, o que me deu o privilégio de conviver com muitos colegas.

Uma vez formado reúno alguns colegas e organizo clínica especializada em dentística, pério, endo e prótese. Vivia-se um momento de prosperidade para a sociedade e a odontologia. Chamado pelos compromissos que me levaram a dar a vida pelas liberdades, a democracia e a justiça social, disputei as eleições de 1982 e me elegi deputado estadual pelo PDT, partido que ajudei a criar ainda no exílio.
Durante o mandato, fui presidente da Comissão de Saúde e busquei inúmeras parcerias com as representações, e a classe como um todo, com ótimos resultados. Assim pude influenciar decisivamente nas políticas públicas voltadas para a promoção da saúde; na odontologia dos CIEPs; campanhas de prevenção; valorização dos CDs-equiparação dos bombeiros dentistas aos médicos; maior participação das autoridades nos eventos odontológicos; incentivo aos centros de pesquisas odontológicos, melhoria dos serviços públicos odontológicos; luta por melhores condições salariais e de trabalho dos dentistas.

Superado o ciclo da transição democrática retornei plenamente às atividades odontológicas , sem nunca abdicar da luta por uma sociedade mais justa e com qualidade de vida.

Neste ano de 2010 vários amigos, muitos colegas de profissão, me fizeram ver a viabilidade e a importância em disputar um mandato de deputado estadual para ocupar este significativo espaço político com ética e competência, o que muito me orgulha, e reconforta pelo reconhecimento.

Nossa categoria passa por uma crise que exige soluções a curto, médio e longo prazo. E, somente através de uma ampla mobilização e um debate objetivo, poderemos apresentar propostas viáveis, através da união plena de nossas representações de classe e de nossos representantes no legislativo.
Gostaria, portanto, de contar com o apoio e a participação de todos para que juntos possamos vencer os desafios que se apresentam no nosso dia a dia na odontologia, e na vida em sociedade.

Abraços,

Carlos Fayal

4 comentários:

  1. Fayal querido.
    Adorei ler o relato esclarecedor de sua trajetória. Zhora tem me enviado algumas matérias.
    Contem comigo, te desejo muita sorte na campanha.
    Beijos,
    Marfiza.

    ResponderExcluir
  2. Querido Carlos Eduardo,
    Fico muito feliz que você tenha aceitado este desafio, porque precisamos de pessoas como você, defendendo os nossos reais interesses.
    Conte comigo, e sussesso!
    Bjos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Ola!

    Sou uma colega cirurgia dentista gaucha, morando em Portugal e com vontade de me transferir para Suecia.. quero saber como foi o resultado nas urnas....tomara que tenhas tido sucesso nas urnas, pareces ser o tipo de politico que o Brasil esta precisando..mantenha'me informada..
    Um abra'co,
    Grace.

    ResponderExcluir
  4. a sua representação no dia a dia do SUS não foi implementado pois a SUÉCIA tem promoção da vacina anti-cárie dieta e o ministério das relações exteriores negociou a compra de caças suecos

    ResponderExcluir