Candidatura

Porque uma nova candidatura, após 23 anos?
Após meu mandato de 83 a 87, durante o qual busquei honrar cada voto, optei por me dedicar integralmente à família e à odontologia. Tendo a Política como minha outra paixão, pela qual arrisquei a vida durante a Ditadura, continuei participando das atividades políticas e movimentos sociais.
Nestas eleições, vejo a necessidade da Assembléia Legislativa voltar a representar os anseios da população. As causas como Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Trabalho e Meio Ambiente serão prioritárias. O deputado precisa exercer o seu dever de fiscalizar o cumprimento das Leis, o gasto público e a eficiência dos programas de governo. Com esse entendimento compartilhado por milhares de eleitores e o incentivo de amigos e correligionários decidi disputar estas eleições.

Porque o PSB?
Ainda no exílio, com Leonel Brizola, ajudei a construir o PDT que trouxe importantes contribuições para a reconstrução da democracia no País. No final da década de 90, entrei para o PSB dos saudosos Miguel Arraes e Jamil Haddad. Arraes liderava um amplo processo de discussões sobre o socialismo, a democracia e a realidade brasileira. Esses encontros definiram a importância do PSB no futuro político da Nação.

Quais serão os pontos principais da sua candidatura?

EDUCAÇÃO E CULTURA
Educação e Cultura integrados, num sistema onde a competência e a ética, oriente um novo paradigma. Temos que investir numa nova proposta de educação, com esporte, lazer e todo tipo de atividade artístico cultural, como cinema, teatro, música e dança. Resgatar a escola de tempo integral, os CIEPs, inserindo as mais modernas técnicas de ensino e todas as possibilidades que o mundo digital oferece.

PROMOÇÃO DE SAÚDE
Lutar para que o Estado do Rio de Janeiro aumente os recursos, para realizar diversos programas de Promoção de Saúde. Na Odontologia, fazer valer o slogan, “O Estado Deve Ser Responsável Pelo seu Sorriso”, legislando, adequando serviços existentes e alocando recursos para assistir crianças e jovens nas escolas. Priorizar a reabilitação de milhares de inválidos orais, que sem a intervenção do Estado jamais poderão recuperar sua saúde bucal, auto-estima e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade.

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
A luta pela preservação do ar, da água, da natureza, é vital para todos os seres vivos do planeta Terra. É fundamental garantir a qualidade de vida do ser humano. Entretanto, não nos esqueçamos que devemos erradicar de uma vez por todas o problema da falta de saneamento básico das populações carentes, as línguas negras das praias (ex: Copacabana), e a poluição das lagoas. Ao defendermos o meio ambiente e a qualidade de vida, devemos garantir tratamento de esgoto e água potável para todos.

Você é um candidato que se diferencia pela preocupação com o saneamento básico como questão-chave do Meio Ambiente. Quais são seus planos dentro deste enfoque?
Mobilizar a sociedade. Veja o exemplo do projeto FICHA LIMPA. É preciso dar um BASTA! a esta condição sub-humana, de responsabilidade do poder público. A enorme quantidade de doenças contraídas pela falta de esgoto e água limpa, causa, além do flagelo pessoal um imenso prejuízo ao Estado. Temos que identificar as responsabilidades, solicitar a elaboração de projetos e aprovar os orçamentos. Temos que sensibilizar e mobilizar a sociedade por meio dos segmentos afins: Conselhos, Sindicatos, Ongs e outros segmentos, num mutirão permanente pelo saneamento básico.

E a segurança? Algum projeto para tratar da questão, um dos problemas principais do Rio?
O Rio de Janeiro está passando por um momento muito importante de recuperação de áreas vitais da cidade. A PAZ, entretanto, só será efetiva quando o poder público investir de forma planejada, permanente e integrada com a comunidade, para resolver as deficiências de água-esgoto, coleta de lixo, luz, educação-cultura, trabalho, esporte , lazer e inclusão digital.
Aprimorar o projeto das Delegacias Legais. Investir na polícia técnica e investigativa, e na formação de mais e melhores policiais civis e militares. Garantir salário digno e condições de trabalho, para que possam exercer suas funções, dentro do respeito as Leis, as instituições e aos cidadãos .

Qual será a marca do seu mandato?
Como há 23 anos, a ética e a transparência vão caracterizar o meu mandato. É necessário mostrar para as atuais e futuras gerações que é possível e imprescindível atuar na política com ética e competência, tendo como meta a mobilização dos jovens na luta pela dignificação da política. Com a experiência adquirida dentro dos princípios da solidariedade, do esforço coletivo, da criatividade, da democracia e da justiça social, tenho a convicção de que muito poderei fazer em benefício da população do Estado do Rio de Janeiro.