29 de julho de 2010

Mandato: 83 a 87



Na foto: Carlos Fayal, Darcy Ribeiro e Brizola


Carlos Fayal vai continuar a luta pela educação e cultura para todos, resgatando os CIEPs com o que existe de mais avançado na àrea de ensino.

Lembremos do projeto dos CIEPS, escola integral para todos, com desdobramentos em projetos culturais, esportivos e familiares. Tal projeto é mundialmente aceito, sendo pôsto em prática em diversos países de primeiro mundo. Devemos resgatá-lo!

Lembremos também do escândalo que envolvia o "Monta e Desmonta" das arquibancadas para o desfile anual do carnaval do Rio de Janeiro. Fayal denunciou o fato e o governo de Brizola, com o apoio de Fayal na Assembléia, concretizou em tempo record o projeto da passarela do Samba de Oscar Niemeyer, o Sambódromo.

26 de julho de 2010

Seminário do PSB




Carlos Fayal e Dilma Rousseff no Seminário do PSB, dia 19/07, em Brasília:
BRASIL DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
No qual foram entregues as propostas do partido para o programa de governo da candidata da coligação a presidência.

O documento entregue com as propostas possui 38 páginas e está estruturado no Panorama Mundial e nos binômios que orientam as propostas. Traz elementos para o plano nacional, destacando o político, o econômico e o social. Em seguida, aponta diretrizes para o projeto nacional de desenvolvimento com ênfase nas políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação; na estratégia nacional de defesa; na industrialização; nas propostas para a questão urbana; para o plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito e o desenvolvimento regional.

24 de julho de 2010

A Luta Continua





Fui Deputado Estadual de 83 a 87, agora quero retornar à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro para, novamente, tentar mudar a cara da ALERJ. Precisamos ocupar todos os espaços possíveis com pessoas sérias, dignas, comprometidas com os nossos cidadãos. Políticos que não tenham intenções egocêntricas ou que queiram fazer da política uma fonte de enriquecimento pessoal.
A ideia central para 2010 é MUDAR, AGIR. Somente assim conseguiremos transpor as barreiras impostas pela conjuntura vigente. Não podemos pensar que "não há mais jeito". Sempre há, basta querermos.
Conheça em quem você vai votar, conheça suas propostas e o que o candidato já fez pelo Brasil. Vote consciente.
O que é necessário fazer no Estado do Rio de Janeiro (muito) todos nós já sabemos, o que falta é empenho para que tais medidas tornem-se realidade.

Conclusão... A LUTA CONTINUA!

21 de julho de 2010

Convenção do PSB

















Da esquerda para a direita: Saudade, Isolde, Amaral, Clemente, Marta Rocha, Jaime Cardoso, Carlos Fayal, Alexandre Cardoso, Paes, Jorge e Cabral.


Oficialmente foram divulgados os candidatos do Partido Socialista Brasileiro.
No palanque, vemos algo inimaginável a alguns anos atrás no Rio de Janeiro. O Governador do Estado do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral - ao lado do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro - Eduardo Paes. Essa parceria sem dúvida alguma trouxe muitos benefícios para nós cidadãos. Temos que cada vez mais ocupar esse espaço político, sem brigas, sem corrupção, sem mentiras.

Vamos à luta, rumo à vitória nessas eleições !

Fayal aos amigos de 68



Dia da troca do embaixador alemão pelos 40 presos políticos, dentre os quais Carlos Fayal está destacado em vermelho.

Caros amigos de 68,

Integro com muita honra esta geração, que escreveu um capítulo significativo na história do nosso País. Me orgulho de ter participado com muitos de vocês do movimento estudantil , da luta de resistência contra a ditadura, do terror nas prisões, do processo socialista chileno com Allende, da luta pela anistia e a criação do novo trabalhismo, socialista e democrático, ainda no exílio.

No Brasil ajudei a fundar o PDT e fui eleito Deputado Estadual durante a transição democrática. Com o apoio e a participação de vários companheiros de lutas, realizei um mandato pautado pela ética e coerência com os melhores princípios da geração de 68.

A luta pela democracia, os direitos humanos, a saúde, a educação, a cultura, a ecologia, a dignificação do emprego público, a garantia do emprego (EMAQ, NOVA AMÉRICA, CIFERAL) e o apoio permanente a micro, pequena e média empresa nacional, marcaram a minha atuação durante o mandato legislativo.

Ainda no PDT, como deputado, participei ativamente da elaboração e execução do programa de saúde médico-odontológico dos CIEPs. E na Educação ainda me engajei na busca pela autonomia universitária, assim como o ensino público e gratuito de qualidade para todos. Na Assembléia, denunciei os desmandos e a corrupção na merenda escolar (COCEA), entre outras iniciativas.

Hoje, avaliando o desempenho dos deputados das últimas legislaturas, salvo algumas gratas exceções, os parlamentares vêm atuando de forma vergonhosa, fruto do despreparo da maioria dos representantes eleitos. O resultado é um conjunto de ações inócuas, ou até mesmo absurdas que tem causado prejuízos para o estado e sua população.

Neste ano de 2010, levado por uma argumentação mais forte e pelo apoio de um número grande e significativo de amigos aceitei disputar as próximas eleições como candidato a deputado estadual pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Diante deste novo desafio, gostaria de contar com o apoio e a participação dos amigos de 68 neste projeto, para que possamos com a experiência e sabedoria adquirida em tantas lutas venhamos fazer a diferença e demonstrar para as atuais e futuras gerações que é possível realizar um mandato com ética, competência e criatividade.

Abraços
Carlos Fayal

20 de julho de 2010

Carta aos Dentistas do Rio de Janeiro


Carlos Fayal, Charley Fayal de Lyra, Brizola e amigos.



Carlos Fayal em Estocolmo, participando com seus antigos colegas de turma do Karolinska de cirurgia de implantes no atendimento odontológico público.




















Nestas fotos, Fayal no Congresso Mundial de Odontologia da FDI na Suécia, em setembro de 2008.







Caros amigos e colegas,

Dirijo-me a vocês pedindo um momento de reflexão.
Pertenço a 3ª geração de dentistas Renato F. Lyra (avô); Charley Fayal de Lyra (pai). Desde cedo conheci a profissão através da clínica deles em Copacabana. Passei no vestibular e ingressei na Faculdade Nacional de Odontologia, na Urca, em 1969. Perseguido político fui obrigado a abandonar os estudos ainda no primeiro ano, deixando na época a convivência de queridos amigos, que felizmente pude reencontrar após 10 anos de exílio.

Preso, torturado e banido pela ditadura, fui libertado pela guerrilha em troca do embaixador da Alemanha Ocidental em 1970. Vivi na Argélia, Cuba, Itália, Chile e Suécia. Em Estocolmo, reiniciei os estudos de odontologia no Instituto Karolinska em 1975. Com a anistia de 1979, retorno ao Brasil e concluo o curso na UERJ em 1981, tendo a honra de haver sido o orador da turma. Além da turma de 1981, pertenci as duas turmas que se formaram em seguida, o que me deu o privilégio de conviver com muitos colegas.

Uma vez formado reúno alguns colegas e organizo clínica especializada em dentística, pério, endo e prótese. Vivia-se um momento de prosperidade para a sociedade e a odontologia. Chamado pelos compromissos que me levaram a dar a vida pelas liberdades, a democracia e a justiça social, disputei as eleições de 1982 e me elegi deputado estadual pelo PDT, partido que ajudei a criar ainda no exílio.
Durante o mandato, fui presidente da Comissão de Saúde e busquei inúmeras parcerias com as representações, e a classe como um todo, com ótimos resultados. Assim pude influenciar decisivamente nas políticas públicas voltadas para a promoção da saúde; na odontologia dos CIEPs; campanhas de prevenção; valorização dos CDs-equiparação dos bombeiros dentistas aos médicos; maior participação das autoridades nos eventos odontológicos; incentivo aos centros de pesquisas odontológicos, melhoria dos serviços públicos odontológicos; luta por melhores condições salariais e de trabalho dos dentistas.

Superado o ciclo da transição democrática retornei plenamente às atividades odontológicas , sem nunca abdicar da luta por uma sociedade mais justa e com qualidade de vida.

Neste ano de 2010 vários amigos, muitos colegas de profissão, me fizeram ver a viabilidade e a importância em disputar um mandato de deputado estadual para ocupar este significativo espaço político com ética e competência, o que muito me orgulha, e reconforta pelo reconhecimento.

Nossa categoria passa por uma crise que exige soluções a curto, médio e longo prazo. E, somente através de uma ampla mobilização e um debate objetivo, poderemos apresentar propostas viáveis, através da união plena de nossas representações de classe e de nossos representantes no legislativo.
Gostaria, portanto, de contar com o apoio e a participação de todos para que juntos possamos vencer os desafios que se apresentam no nosso dia a dia na odontologia, e na vida em sociedade.

Abraços,

Carlos Fayal